Ir direto para menu de acessibilidade.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras, denominada etica2019/UFLA, foi inaugurada em 2009, sendo vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC, criado em 2007, com base na Lei de Inovação. Atualmente, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA deixou de ser vinculada ao NINTEC que, por sua vez esta vinculado à Pró Reitoria de Pesquisa. A partir do segundo semestre de 2016, a etica2019/UFLA passou a ser integrante da estrutura administrativa da Pró Reitoria de Extensão e Cultura. É o órgão institucional responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da UFLA, incumbida de abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Neste sentido, a etica2019 é uma estrutura criada para coordenar ações empreendedoras, oferecendo apoio e orientação para o desenvolvimento de empresas inovadoras.

Missão

A etica2019 tem por missão apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica, garantindo seu desenvolvimento e graduação bem sucedida como forma de promover o bem estar social e desenvolvimento econômico especialmente na região de Lavras, Estado de Minas Gerais.

Visão

Estar até final de 2019 de acordo com as propostas do CERNE I, sendo reconhecida por excelência no processo de graduação de empresas de base tecnológica e obtendo reconhecimento não somente na UFLA, mas também perante outras incubadoras e empreendedores da região.

Valores

Empreendedorismo: fomentar o desenvolvimento de novas ideias e desenvolver o espírito empreendedor dos gestores de suas incubadas.

Engajamento: comprometimento e vontade de tornar o processo de desenvolvimento de ideias em um empreendimento de sucesso.

Busca constante por inovação: fomentar e apoiar o surgimento de ideias inovadoras que contribuam com o progresso da sociedade.

Excelência: graduar empresas de forma eficiente, tornando-as aptas para sobreviver e ter sucesso atuando no mercado de trabalho.

Ética: manter um relacionamento de respeito e ética com as empresas incubadas, comunidade acadêmica e lavrense.Referência: reconhecimento como incubadora de empresas, contribuindo com o desenvolvimento de negócios de sucesso.

Objetivo Geral

Apoiar as iniciativas empresariais de empreendedores que estejam comprometidos com a concepção e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Objetivos Específicos

a. Disseminar a cultura empreendedora entre os membros da comunidade acadêmica da UFLA (docentes, discentes, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos de graduação e pós-graduação) e empreendedores da iniciativa privada que se associaram, ou não, a membros da comunidade universitária;

b. Estimular um ambiente de pré-incubação na Universidade com potencial de gerar oportunidades de incubação para novos empreendimentos de base tecnológica,possibilitando a transformação de resultados oriundos de pesquisa em novos negócios;

c. Contribuir para a capacitação e qualificação de novos empreendedores, preparando-os para gerenciar o seu próprio negócio de base tecnológica;

d. Promover a aproximação entre investidores e a comunidade acadêmica da UFLA, incluindo a captação de capital de risco para o desenvolvimento dos projetos de P&D das empresas incubadas; e

e. Estabelecer parcerias, redes de relacionamento entre a Universidade e empresas que busquem promover na UFLA um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo, fatores fundamentais para o surgimento e a viabilização de sucesso aos novos negócios.

Áreas de Atuação

• Agronegócio;
  • Biotecnologia;
  • Gestão Ambiental; e
  • Tecnologia de Informação.

Outras áreas poderão ser incorporadas no escopo da etica2019 mediante a aprovação do Conselho Deliberativo.

Público-alvo

• Alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA e de outras instituições de Ensino Superior;
  • Pesquisadores, docentes e técnicos administrativos da UFLA e de outras instituições de Ensino Superior;
  • Servidores públicos ativos e inativos; e
  • Empreendedores da iniciativa privada.